Ideias de negócio, empreender e rentabilizar o seu negócio

CRN Contabilidade

Ideias de negócio, empreender e rentabilizar o seu negócio

As ideias de negócio, empreender e rentabilizar o seu negócio podem surgir de forma sequencial e de forma fundamentada, mediante a necessidade do mercado estar, de modo, constante à procura de informações nesta matéria a CRN-Contabilidade,empresa de contabilidade que possui uma equipa multidisciplinar, pretende informar com detalhe os pontos importantes para ser um empreendedor.

Vamos recapitular por passos as 20 fases importantes da nossa análise para fluir mais ideias de negócio.

  1. O que é o empreendedorismo?
  2. Teste de perfil empreendedor?
  3. Do sonho aos objetivos.
  4. Visão e criatividade.
  5. Alimentar a rede de contactos.
  6. Aderir a grupos.
  7. Qual a idade dos empreendedores portugueses?
  8. Quais as motivações para criação de negócio?
  9. Empreendedores por setor de atividade.
  10. Taxas de sobrevivência das empresas no último seculo.
  11. Analisar competências e insuficiências.
  12. Quem sou?
  13. Quais as suas capacidades de analise?
  14. Quais os valores e intolerâncias?
  15. Qual o meu potencial empreendedor?
  16. Matriz SWOT.
  17. Como superar fraquezas do negócio?
  18. Transformar ameaças em oportunidades?
  19. Aproveitar as oportunidades.
  20. Tomar decisões, muito querer e fazer acontecer.

1-O que é o empreendedorismo?

Para saber o que é um empreendedor, a capacidade empreendedora é posta à prova na inovação, desenvolvimento tecnológico, mudança e iniciativa, criação de emprego e de oportunidades, contudo o empreendedor não necessita obrigatoriamente de criar a sua própria empresa, o Belmiro de Azevedo dizia “ Um empresário era distinto de um empreendedor”.

O empreendedor tem a capacidade principal de multiplicador positivo do desenvolvimento económico e social no pais. Agora já tem uma ideia o que é o empreendedorismo.

Marque a sua reunião.

2-Teste de perfil empreendedor

Nesta análise fará questões acerca do seu perfil empreendedor, siga as seguintes questões da check-list, abaixo:

  • Sou uma pessoa com iniciativa própria?
  • Como me relaciono com as outras pessoas?
  • Tenho experiências de liderança bem-sucedidas?
  • Sou capaz de assumir desafios e responsabilidades?
  • Sou organizado?
  • Como tem sido a minha relação com o trabalho?
  • Sou capaz de tomar decisões?
  • Sou persuasivo e persistente?
  • Sou observador?
  • Anoto e registo as informações que recolho?
  • Sou tolerante a outras culturas e aberto a pessoas de pessoas doutras línguas?
  • Gosto de estar com outras pessoas e de trabalhar em equipa?
  • Qual o maior sonho?
  • O que me move e faz levantar cedo em cada manhã?
  • Consigo dizer não?
  • Tenho espírito voluntário?
  • Para mim empreendedor significa ser empresário?

3-Dos sonhos ao objetivo

Reflita os seguintes pontos, de modo, a aproximar a viagem dos sonhos ao objetivo:

  • Onde estou?
  • Quem sou?
  • Para onde quero ir?
  • Senão como encontrar onde estou e o que quero?

Reduza o risco com estas questões, embora não garanta o sucesso.

4-Visão e criatividade

Possuir a capacidade de visão e criatividade no mercado, depende do domínio que já possui na área de negócio que pretenderá triunfar, verifique se está enquadrado com os requisitos:

  • Conhece o mercado;
  • Conhece as necessidades;
  • Ou desejos que permite identificar oportunidades de negócio;
  • Marcas;
  • Inovação de projeto ( Em produtos, serviços, no processo e na gestão dos recursos internos ou no mercado).

5-Alimentar a rede de contactos

Os melhores requisitos de forma de fazer crescer e alimentar a rede de contactos, seguem indicadas abaixo:

  • Deve desenvolver o seu networking criativo, presencial ou virtual;
  • Identifique a sua rede relacional;
  • Ler e aprender; (Livros Networking).
Marque a sua reunião.

6-Aderir a grupos networking

Uma forma de potencializar um negócio é aderir a grupos networking, que possam oferecer um ambiente de negócios favorável, estruturados solidários em que empresários e profissionais liberais reúnem-se para fortificar os contactos.

O desenvolvimento de relações pessoais a aderir a grupos é uma forma de criar oportunidades.

Exemplo: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários (www.anje.pt)

7-Qual a idade dos empreendedores portugueses?

As idades dos empreendedores têm o seu pico entre os 25 anos e os 44 anos, embora possam surtir exceções.

8-As motivações percentuais para criação de negócio, analise a seguinte Tabela.1.

MOTIVAÇÕES PERCENTAGEM (%)
Oportunidade de aumento de rendimento 38,2%
Oportunidade de independência 18,1%
Necessidade 31,1%
Mistura de motivos 12,6%

9-Empreendedores por setor de atividade.

Os empreendedores por setores de atividade estão espelhados na seguinte Tabela.2, por percentagem.

SETORES PERCENTAGEM
Consumidor final 54%
Transformação 26,5%
Cliente organizacional 15,5%
Extrativo 4%

Ideias de negócio

10-Taxas de sobrevivência das empresas no último século.

As taxas de sobrevivência das empresas no último século, estão espelhadas na seguinte Tabela.3.

Sobrevivência das empresas por atividade Grau Percentual (%)
Eletricidade, gás, agua, vapor quente etc, 87,30%
Captação, tratamento, distribuição de água, saneamento, gestão de resíduos e despoluição. 78,95%
Transportes e Armazenagem 69,68%
Atividade imobiliárias 68,21%
Atividades de saúde humana e apoio social 64,97%
Indústrias extrativas 64,20%
Indústrias Transformadoras 63,86%
Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca 62,56%
Atividades de informação e de comunicação 55,91%
Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos 55,25%
Atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares 54,68%
Alojamento, restauração e similares 53,05%
Outras atividades de serviços 51,47%
Construção 48,35%
Educação 48,31%
Atividades artísticas de espetáculos, desportivas e recreativas 47,41%
Atividades administrativas e dos serviços de apoio 32,96%
Marcar Reunião Info@crncontabilidade.pt

11-Analisar competências e insuficiências.

Para analisar competências e insuficiências partimos de factos e não de pressupostos é importante elaborar um levantamento das competências, insuficiências, valores, intolerâncias, interesses e paixões, logo é necessário percebermos em que contextos as suas ideias de negócio ou projetos estão a surgir.

12-Quem sou?

A questão mais importante a efetuar a si “ Quem sou”, logo se está a ler este artigo, logo caímos no pressuposto que sabe muito bem quem é certamente. Contudo resposta a estas questões.

  • O que posso e quero fazer?
  • Quais os meus objetivos?
  • Qual o meu potencial?
  • Onde estou?

Na página institucional do Sebrae saberá dante mão, através de um mapa de identificação de 22 competências.

Trata-se de uma ferramenta rápida que detetam 22 competências (técnicas, estratégias e comportamentais).

13-Quais as suas capacidades de analise?

Nos pontos seguintes determine quais as suas capacidades de analise e insuficiências.

  • Verbais;
  • Lógico
  • Musicais
  • Visuais
  • Corporais;
  • Interpessoais;
  • Intrapessoais;
  • Naturalistas;
  • Espirituais.

14-Quais os valores e intolerâncias?

Autoavalie-se a si próprio e determine uma carta da vida, que aborde quais os valores e intolerâncias que tenha como empreendedor.

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15-Qual o meu potencial empreendedor.

Através de técnicas de gestão é possível identificar qual o meu potêncial empreendedor. Uma das técnicas é a Matriz SWOT.

16-Matriz SWOT.

  • Denomina-se como FOFA/SWOT;
  • Forças; (Técnicas operacionais, gestão/mercado, pessoais/comportamentais)
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

17-Como superar fraquezas do negócio?

No portal do empreendedorismo haverá certamente respostas para superar as fraquezas do negócio, ou no site da cesae.

18-Transformar ameaças em oportunidades?

A crise muda e está a mudar mentalidades melhor a sua capacidade de gestão do seu orçamento, de modo, a transformar ameaças em oportunidades.

19-Aproveitar as oportunidades de negócio

Explore o mercado e identifique possíveis nixos como por exemplo, o mais recente nixo da UBER, saber aproveitar as oportunidades de negócio é uma competência.

20-Tomar as melhores decisões, muito querer e fazer acontecer.

Certamente vai fazer acontecer e tomar as melhores decisões.

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