Passivos

CRN Contabilidade
  • 08/10/2024

Os passivos representam as obrigações financeiras atuais de uma empresa, originadas por eventos passados, que resultam em saídas de recursos no futuro, como dinheiro ou outros ativos. Estes podem incluir empréstimos, contas a pagar, provisões para despesas futuras e impostos.

Os passivos são classificados como circulantes (a pagar no curto prazo, geralmente até 12 meses) ou não circulantes (com vencimento a longo prazo). Os passivos financeiros referem-se especificamente às dívidas e obrigações monetárias, como obrigações emitidas pela empresa ou contratos de empréstimos.

A principal diferença entre ativo e passivo está na sua função económica: enquanto os ativos representam recursos que a empresa controla e que podem gerar benefícios económicos futuros, os passivos são compromissos que resultarão na entrega de recursos da empresa para terceiros.

As Operações passivas são atividades que envolvem a aceitação de depósitos ou empréstimos, enquanto os rendimentos passivos referem-se a ganhos recebidos por uma empresa ou pessoa sem necessitar de uma participação ativa, como juros ou dividendos.

 

Relacionados

Gastos Capital Próprio Estrutura Financeira Hierarquia do Justo Valor Justo Valor

Leave A Comment

Subscreva a Newsletter!

    We have expertise in providing professional services and solutions in the areas of Business & Consultancy services.