O leasing, também conhecido como locação financeira, é uma modalidade de financiamento em que uma entidade (locador) adquire um bem, móvel ou imóvel, e cede o seu uso a outra parte (locatário) por um período determinado, mediante o pagamento de prestações periódicas. Durante o prazo do contrato de leasing, o locatário utiliza o bem, com a opção de compra no final do contrato. Esta opção de compra pode ser exercida mediante o pagamento de um montante previamente acordado, chamado de valor residual.
O leasing financeiro é amplamente utilizado para a aquisição de veículos, equipamentos ou imóveis, e permite ao locatário beneficiar do uso do bem sem a necessidade de pagar o valor total de imediato. Ao final do contrato, o locatário pode optar por adquirir o bem, renovar o contrato ou devolver o bem ao locador. A diferença entre Leasing ou Renting é que neste não existe a opção de compra e o objetivo principal é apenas o uso temporário do bem.
Optar entre o Leasing ou o Crédito obedece a critérios objetivos diferentes. No Leasing, o locatário só possui o bem a até completar o pagamento de um valor residual, momento em que o locatário pode optar pela sua compra do bem. Já no Crédito, o comprador torna-se proprietário do bem imediatamente após a compra. A instituição financeira apenas financia o valor necessário e o comprador assume a dívida.
Relacionados